top of page

"Saudosa Maloca" estreia nos cinemas nesta quinta-feira, dia 21 de março

Foto do escritor: Luciana SantosLuciana Santos


Dirigido por Pedro Serrano e protagonizado por Paulo Miklos, Gero Camilo e Gustavo Machado, Saudosa Maloca, baseado na famosa música de Adoniran Barbosa, estreia nos cinemas nesta quinta-feira, dia 21 de março, com classificação indicativa de 14 anos. A produção é da Pink Flamingo Filmes e a distribuição é da Elo Studios.


“Se o sinhô não está lembrado/ Dá licença de contar/ Que aqui onde agora está/ Esse adifício arto/ Era uma casa velha/ Um palacete abandonado”, assim começa a canção de 1951, que narra a história de Mato Grosso e Joca, contada pelo próprio compositor na mesa de um bar. Adoniran é interpretado por Paulo Miklos, e os outros dois personagens por Gero Camilo e Gustavo Machado, respectivamente.


O longa, que tem roteiro de Serrano, Guilherme Quintela e Rubens Marinelli e teve consultoria de Lusa Silvestre, traz Adoniran, já do alto de seus 72 anos, narrando ao garçom de um bar histórias de uma São Paulo que não existe mais, lembrando com carinho dos amigos Matogrosso e Joca, vivendo numa maloca que já não existe mais, e ambos apaixonados por Iracema (Leilah Moreno).


Enquanto ela dá duro como balconista, os dois fazem de tudo para fugir do batente e “viver forgadamente”. Com a ajuda do samba, Adoniran, Joca e Matogrosso sobrevivem à pobreza e à fome, mas têm seu modo de vida ameaçado quando o bairro do Bixiga começa a passar por transformações vorazes, um sinal de que, se não arrumarem trabalho, podem ser engolidos pelo “pogréssio”.


À medida que conta seus “causos”, Adoniran estreita sua relação com Cícero e ambos são testemunhas do crescimento desenfreado da metrópole, que segue passando por cima de sua gente. A especulação imobiliária e os despejos ainda são as tintas que colorem a paisagem desigual. Combinando drama e fantasia, o longa resgata uma São Paulo lírica do passado que ficou imortalizada nas músicas de Adoniran Barbosa.


O elenco de Saudosa Maloca conta ainda com Sidney Santiago Kuanza, Paulo Tiefenthaler, Carlos Gimenez, Izak Dahora, Zemanuel Piñero, Ney Piacentini, e Noemi Marinho. A produção executiva do longa é assinada por Renata Martins e Giovana Amano. A obra tem ainda Lito Mendes da Rocha (Serra Pelada, Manhãs de Setembro), na fotografia; e a direção de arte assinada por Claudia Terçarolli (Abestalhados 2).


Sinopse

Numa mesa de bar, o velho Adoniran Barbosa conta a um jovem garçom histórias de uma São Paulo que já não existe. Lembra com carinho da maloca onde viveu com Joca e Mato Grosso, da paixão deles por Iracema e de outros personagens eternizados em seus sambas, crônicas de uma metrópole engolida pelo apetite voraz do “pogréssio”.



Comments


Sobre
 

O Pós-créditos é uma revista eletrônica especializada na sétima arte. Criada com o intuito de promover discussões e sair do senso comum. Surgimos em 2015 com a proposta de trazer conteúdo cultural relevante para todos os públicos, sem barreiras regionais.

Logo Rodapé.png
Contato
 

Dúvidas, sugestões e ideias? Entre em contato preenchendo o formulário abaixo. Sua opinião é muito importante para nós!

Obrigado pelo envio!

Loja
 

Em 2023, nasceu a Patusco, uma loja que oferece uma ampla variedade de produtos de alta qualidade e preços acessíveis. Com uma equipe dedicada a atender as suas necessidades, a Patusco é a escolha perfeita para suas compras online.

bottom of page