top of page

Confira a programação online do Festival de Cinema Russo



De 30 de junho a 21 de julho, oito filmes russos estarão disponíveis gratuitamente na plataforma digital Belas À La Carte, na sessão Russian Film Festival - Volta ao Mundo, que começou como um evento presencial de quatro dias no cinema Petra Belas Artes (São Paulo), e agora estará disponível para todo o Brasil.


Esta é a terceira “visita” do Russian Film Festival ao Brasil, que nos anos 2020 e 2021, reuniu no total mais de 36.000 espectadores no país. A programação do festival de 2022 inclui longas-metragens de gêneros populares (dramas, horrores, comédias), séries e documentários e serão exibidos em russo com legendas em português.


Os espectadores brasileiros poderão assistir aos seguintes filmes:


“O Demônio de Gelo” (dirigido por Ivan Kapitonov, 2021) é um horror místico dos famosos criadores de filmes de terror russos, Ivan Kapitonov e Svyatoslav Podgaevsky. Seus trabalhos anteriores, “A Viúva das Sombras” e “Baba Yaga: Terror da Floresta Negra”, entraram no TOP-3 dos filmes russos exibidos no Brasil em 2021, e também foram lançados no México, Colômbia, Argentina e em vários outros países da América Latina. O enredo do Demônio do Gelo foi baseado nas antigas lendas dos povos fino-úgricos sobre um espírito maligno que mantém vivos os viajantes congelados para que eles possam voltar para casa e terminar seus negócios inacabados, na maioria das vezes relacionados à vingança. O filme fala sobre uma família onde o pai desapareceu, mas 10 anos depois, seu corpo congelado é encontrado nas montanhas, ele está em um estranho estado de conservação, que lembra um coma. Ele é trazido para casa, e o retorno do ex-marido e pai destrói a vida tranquila da família.


“Efeito Colateral” (dirigido por Alexey Kazakov, 2020) é um thriller místico baseado no folclore eslavo e mitos antigos. Um jovem casal passa por um período difícil após a experiência traumática de um ataque por ladrões. Em uma tentativa desesperada de salvar o casamento e apagar as memórias daquela noite terrível, o homem pede ajuda à uma feiticeira. A mágica funciona, mas a segunda lua de mel se transforma em um verdadeiro pesadelo.


“Ternura” (dirigido por Anna Melikian, 2020) é uma série melodramática de uma das mais famosas diretoras russas. Em uma viagem de negócios ocasional, a CEO de uma grande empresa, Elena, conhece o homem dos seus sonhos e inesperadamente o perde. Ela continua a procurá-lo de todas as formas possíveis e impossíveis. Ela recorre a todos os meios disponíveis: lógica, esoterismo, ajuda de amigas, um encontro com um novo homem, uma viagem a um retiro… E nesse difícil caminho em busca do amor, talvez ela encontre o principal achado – ela mesma.


“Alguém viu minha garota?” (dirigido por Anguelina Nikonova) é um melodrama baseado nas memórias de Karina Dobrotvorskaya, a ex-mulher do lendário crítico de cinema soviético Serguei Dobrotvorsky. Eles foram considerados o casal mais bonito da boêmia de São Petersburgo no início dos anos noventa. Eram intelectuais apaixonados pelo cinema. Mas a feliz história romântica se transformou em um drama difícil. Ela fugiu para outra cidade, para outra vida, para outro amor. E ele ficou em São Petersburgo e morreu logo após o divórcio.


Imagem do filme "Alguém viu minha garota?"

Além disso, na plataforma Belas Artes À La Carte, estarão disponíveis os filmes que já foram exibidos offline no cinema Petra Belas Artes:


“Um fôlego” (dirigido por Elena Khazanova, 2020) é um drama esportivo baseado na história de vida da “rainha do mergulho livre” Natália Moltchanova, que começou a praticar esse esporte radical apenas aos 40 anos e conseguiu estabelecer mais de 40 recordes mundiais e se tornar multicampeã mundial.


“Quero casar” (dirigido por Sonya Karpunina, 2022) é uma comédia romântica sobre uma jornalista que tem tudo conforme o planejado: o trabalho de apresentadora na TV, um noivo rico e bem-sucedido. Porém, um encontro casual arruína todos os planos dela…


“A Primeira Neve” (dirigido por Natália Kontchalovskaya, 2021) é uma tragicomédia sobre a relação entre mãe e filha. A obra levanta questões filosóficas e sociais relacionadas ao direito humano de não depender de ideias convencionais sobre o sucesso e felicidade.


“Andrei Tarkovsky. O cinema como oração” (dirigido por Andrei Tarkovsky Filho, 2019) é um documentário sobre o grande cineasta russo Andrei Tarkovsky, que teve grande influência na cultura mundial.


Como assistir


A VISUALIZAÇÃO GRATUITA DE FILMES ESTÁ DISPONÍVEL COM O CÓDIGO PROMOCIONAL RFFMES.


Você pode ativar sua assinatura mensal gratuita no site À La Carte. Para isso, você precisa clicar no botão “assinar”, cadastrar-se, selecionar a opção “plano mensal”, inserir o código "RFFMES" e introduzir seus dados. O código promocional é fornecido a usuários não registrados anteriormente e é válido apenas uma vez.


Importante: a assinatura é renovada, a menos que seja cancelada manualmente.

bottom of page