top of page

"A Paixão Segundo G.H.", com Maria Fernanda Candido, estreia em 11 de abril



O cineasta Luiz Fernando Carvalho lançou o cartaz e teaser oficiais de A Paixão Segundo G.H., seu novo longa-metragem, em cartaz nos cinemas nacionais a partir do dia 11 de abril. Baseado na obra homônima de Clarice Lispector, o filme é protagonizado por Maria Fernanda Candido e conta com a participação especial da guineense Samira Nancassa, eleita Miss África Brasil em 2018, em seu primeiro trabalho como atriz.


Este poster é o primeiro de uma série de cinco cartazes desenvolvidos pelo próprio cineasta em parceria com a designer Patricia Menezes, da Grão. Um dos posters foi criado especialmente a partir da técnica de colagem pela artista plástica Mariana Valente, neta de Clarice Lispector, e seu coletivo de colagistas.


A roteirista Melina Dalboni e o diretor assinam o roteiro do projeto, que estreou em Portugal, no dia 15 deste mês, após percorrer importantes festivais brasileiros e estrangeiros, como os de Rotterdam, do Rio e Mostra de São Paulo. Um dos romances mais prestigiados da trajetória da autora, A Paixão Segundo G.H., publicado em 1964, em plena ditadura militar, está completando 60 anos de sua primeira edição.


Sinopse

Rio de Janeiro, 1964. Após o fim de uma paixão, G.H., escultora da elite de Copacabana, decide arrumar seu apartamento, começando pelo quarto de serviço. No dia anterior, a empregada pediu demissão. No quarto, G.H. se depara com uma enorme barata que revela seu próprio horror diante do mundo, reflexo de uma sociedade repleta de preconceitos contra os seres que elege como subalternos. Diante do inseto, G.H. vive sua via-crúcis existencial. A experiência narra a perda de sua identidade e a faz questionar todas as convenções sociais que aprisionam o feminino até hoje. Baseado no romance de Clarice Lispector.



Comments


bottom of page