top of page

1ª Semana Animadonas de Curitiba terá oficinas gratuitas



A 1ª Semana Animadonas, uma mostra temática de filmes de animação realizados por mulheres, está com inscrições abertas para duas oficinas formativas, que serão ministradas de forma gratuita, na Cinemateca de Curitiba (PR). As vagas são limitadas e devem ser feitas até o dia 25 de outubro, exclusivamente pelo modo on-line, pelo perfil oficial do evento disponível no link https://linktr.ee/semanaanimadonas.

As duas oficinas terão a mesma carga horária e serão ministradas pelos cineastas e produtores Anne Lise Ale e E. M. Z. Camargo, fundadores e diretores da Semana Animadonas. Cada oficina terá cinco encontros, de duas horas cada, com carga total de 10 horas de formação. A realização será de 31 de outubro a 04 de novembro de 2022, na Cinemateca de Curitiba, onde ocorre toda a programação da mostra.


Projetos liderados por mulheres serão selecionados para a “Oficina de Desenvolvimento de Projetos Culturais”, realizada das 14h às 16h. Serão cinco encontros teóricos e práticos para auxiliar no desenvolvimento de elementos criativos, financeiros e estratégicos dos projetos, com foco nos principais mecanismos de incentivo à cultura.


Das 16h às 18h será a vez da oficina “Roteiro e RPG: jogando com palavras”. A didática consiste em buscar na imaginação e na encenação presentes nos jogos, principalmente RPG (Role Playing Game), uma abordagem dinâmica e divertida para construir um espaço de criação interativo, onde os participantes podem desenvolver ideias, escrever e contar histórias, enquanto jogam enquanto brincam.


Mostra de filmes de animação


Com a proposta de refletir sobre a experiência feminina no cinema de animação, a 1ª Semana Animadonas entra em cartaz na Cinemateca de Curitiba (PR), de 31 de outubro e 05 de novembro de 2022. A programação exibe um conjunto diverso de filmes deste gênero dirigidos e co-dirigidos por mulheres, a partir de diferentes técnicas e visualidades, selecionados de diversos estados. Mais informações no Instagram da @semana_animadonas.


Saiba mais sobre os ministrantes


Anne Lise Ale é especialista em Produção - Cinema e mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Fundadora da Julieta Audiovisual, produziu o curta de animação infantil "Vivi Lobo e o Quarto Mágico" (2019). Colaborou na produção do curta de animação "Apneia" (2019), Co-dirigiu o curta de ficção "Valentina Versus" (2022). Atualmente colabora na produção da animação infantil "Anacleto, o Balão", produzida pela Dogzilla Studio e desenvolve seu primeiro longa-metragem de animação pela Julieta Audiovisual, na qual assina direção e roteiro ao lado de E. M. Z. Camargo. É co-diretora artística e produtora da 1ª Semana Animadonas.

E. M. Z. Camargo é roteirista, produtor e diretor. Seus filmes receberam mais de 60 prêmios nacionais e internacionais, participaram de mais de 200 festivais em vários países e foram licenciados para canais como a Prime Box Brazil e o Canal Brasil, além de plataformas como Itaú Cultural Play e Playkids. É produtor da animação “Apneia” (2019), que recebeu mais de 25 prêmios, entre eles, Melhor Curta-Metragem Brasileiro do Festival de Gramado e o Prêmio da Crítica no Anima Mundi. É co-diretor e co-roteirista da animação “Vivi Lobo e o Quarto Mágico” (2019), que recebeu 13 prêmios nacionais e internacionais, e foi indicada ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

12 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page